Representante Legal - AJUDA
Registo do representante legal devidamente mandatado
1. Registo como representante legal em https://ari.sef.pt
2. Receção de email com dados de autenticação
3. Autenticação no Portal ARI em https://ari.sef.pt, com a introdução do email indicado no registo e password fornecida no email de autenticação. Existe a possibilidade de alterar a password inicial posteriormente.
4. Na página do Registo é possível:

Editar os dados de registo do representante legal

Criar novo Candidato

Editar Candidato previamente criado

Registo de novo Candidato a Autorização de Residência para Investimento – Preenchimento dos dados de Registo do Investidor pelo representante legal
Devem ser preenchidos os seguintes campos, após login no Portal ARI em https://ari.sef.pt:
1. Email – Opcional 
2. Tipo de Investimento
3. Identificação
4. Passaporte
5. Morada e contactos telefónicos, preferencialmente em território nacional
6. Representante legal - Preenchido automáticamente
Submissão da Candidatura ao Regime Autorização de Residência para Investimento
1. Login no Portal ARI em https://ari.sef.pt
2. Selecionar o candidato
3. Completar a candidatura e submeter
4. Efetuar o Upload dos documentos necessários à candidatura de acordo com o tipo de investimento
5. Submissão da candidatura com todos os documentos solicitados (os documentos devem ser colocados em formato PDF com um máximo de 4MB
6. Confirmação da submissão da candidatura
7. Entrada na Página de “Pagamentos”
8. Indicação do NIF
9. Impressão do Documento Único de Cobrança (DUC) com a respetiva taxa de análise
10. Proceder ao pagamento do DUC dentro do prazo indicado
11. Aguardar email do SEF a informar que:

A candidatura foi aceite e já pode proceder ao agendamento

A candidatura tem erros e tem de proceder à sua correção e voltar a submeter

Nota: é enviado email para o Representante Legal
Agendamento da Deslocação ao SEF (após validação do SEF dos documentos introduzidos na candidatura)
1. Login no Portal ARI em https://ari.sef.pt
2. Selecionar o candidato
3. Na página da Candidatura prosseguir para a opção “Calendário”
4. Selecionar o posto de atendimento (a disponibilidade é garantida em diversos balcões de atendimento do SEF em território nacional)
5. Selecionar o Ano/Mês
6. Selecionar o Dia
7. Selecionar a Hora (se a vaga entretanto deixar de estar disponível, terá de selecionar outro horário)
8. Receção de um email com os dados do agendamento para deslocação ao balcão de atendimento do SEF para entrega dos documentos necessários e recolha dos dados biométricos